Acessibilidade em salas de cinema

 

Até o dia 15 de abril, cinco salas de cinema no Rio de Janeiro e em São Paulo, contarão com equipamentos de acessibilidade para os filmes em cartaz. A iniciativa visa promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual à linguagem cinematográfica.

No Rio de Janeiro, as salas 3 e 4 do Kinoplex São Luiz já exibem filmes com a tecnologia. Em São Paulo, a sala 4 do UCI, sala 2 do PlayArte e uma sala do Reserva Cultural também conta com o recurso.

Por enquanto, as sessões acessíveis nestes locais são por tempo limitado. Mas, a partir de julho de 2019, entra em entra em vigor a Normativa 145 da ANCINE – Agência Nacional do Cinema que determina que até janeiro de 2020, todas as 3.200 salas de cinema do país deverão estar equipadas com tecnologia de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. Todos os filmes, sejam eles nacionais ou estrangeiros, serão exibidos com a opção de Libras, Audiodescrição e Legendas Descritivas em equipamentos individuais.

Para que as leis sejam cumpridas, é fundamental que nos mobilizemos. Vem com a Conecta Acessibilidade nessa campanha. #CinemaParaTodos.