Livro
Este livro pretende colaborar para que a questão da acessibilidade possa ser amplamente difundida e discutida no ambiente brasileiro de produção audiovisual. Também é voltado à pesquisadores e interessados na temática da acessibilidade e na sua aplicação no contexto de obras audiovisuais.
Sobre a autora.
Joana Peregrino é Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ. Jornalista, com especialização em Análise Internacional pelo CCJE/UFRJ, atua há 21 anos no mercado de audiovisual, com passagem pela Rede Telecine, Ancine e TV Brasil.
A partir de 2012, iniciou sua jornada na área da acessibilidade audiovisual na criação e implementação da TV INES – do Instituto Nacional de Educação de Surdos – projeto pioneiro e premiado nacionalmente, incluindo o Prêmio Direitos Humanos 2015, categoria inclusão, concedido pela Presidência da República do Brasil.
Em 2017, fundou a Conecta Acessibilidade, empresa produtora especializada em acessibilidade audiovisual e em projetos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência.
No curso de construção deste livro, dois momentos se encaixaram perfeitamente: o momento da minha pesquisa junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis na UFRJ e o desenvolvimento do trabalho na Conecta Acessibilidade.
Na medida que eu descobria textos importantes, os comparava automaticamente com a prática diária de produção, o que me trouxe uma boa base sobre a qualidade do trabalho apresentado ao mercado brasileiro. Por óbvio, os aprimoramentos são constantes.
Ao propor esta publicação tenho o objetivo de colaborar para que a questão da acessibilidade possa ser amplamente discutida no ambiente brasileiro de produção audiovisual de modo que o público alvo possa usufruir um produto de boa qualidade.